Olá! Meu nome é Frederico Pereira Guimarães, tenho 29 anos. Sou estudante do curso de Licenciatura em Letras pela Universidade Federal de Minas Gerais. Apresento aqui um pouco de minha experiência com os recursos tecnológicos, como se iniciaram, as ferramentas e sites que utilizo e como se fazem presentes em meu dia-a-dia. Vamos lá conhecer um pouquinho?!
1. Primeiras Memórias de Vida...
Meu primeiro contato com a tecnologia se deu mediante ao uso de computador. Embora eu não o tivesse em minha casa, assim que minha mãe pôde, iniciei um curso de informática. Na escola, não tive muito contato com as tecnologias, isso porquê, naquela época a tecnologia digital ainda não estava tão avançada quanto atualmente. O único recurso que me lembro que algumas vezes os professores utilizavam era uma projeção com lâminas, o que acho que nem seja considerado como digital.
Projetor de Lâminas |
Computador de Mesa nos anos 90 |
Lembro-me também que ao início do MSN e do Orkut, criei a minha conta em uma lan house, local em que se paga um valor para ter acesso à internet e ao uso de computadores por um determinado tempo, sempre ia para a casa de minha vizinha para utilizá-los.
Tela do Orkut |
Tela do MSN |
Por meio destas redes sociais, me comunicava com meus familiares de outras cidades e também conheci novas pessoas e fiz amizades. Além disso, utilizava estas redes como forma de entretenimento através de jogos online, sendo o meu favorito Mini Fazenda.
Imagem do jogo Mini Fazenda |
Telefone Celular SIEMENS modelo A57. |
A partir desse momento e até hoje, o telefone celular foi e continua sendo uma ferramenta de grande uso em meu cotidiano, com ele estou conectado as redes sociais promovendo meu trabalho e para os estudos. Além do celular, utilizo como ferramentas o notebook e o tablet, o que me disponibiliza recursos de acessibilidade.
2. Memórias da Época da Educação Básica...
Iniciei meu processo de escolarização no ano de 1995, neste ano ainda na escola que estudei, não havia recursos digitais. Sou do tempo do mimeógrafo!! Trabalhos e pesquisas escolares eram realizados por meio Enciclopédia Barsa.
Imagem de um mimeógrafo |
Alguns anos depois, a escola foi premiada e recebeu alguns computadores, sendo que um deles ficava na biblioteca para uso dos professores. Lembro-me que eu ficava encantado ao ver alguns professores escrevendo naquela máquina sem olhar para o teclado e pensava comigo mesmo: "Um dia eu também escreverei assim!". E de fato, isso aconteceu.
3. Práticas Atuais...
Dentre os aplicativos e sites que utilizo apresentam-se os seguintes:
Principais sites
Principais apps
Utilizo as redes sociais acima tanto com o intuito pessoal e profissional, sendo que no uso profissional, faço produção de conteúdo digital na divulgação dos produtos com os quais trabalho. Além disso, utilizo as redes sociais como forma de entretimento.
4. Uso de Dispositivos Móveis...
Cotidianamente utilizo tablet e smartphone para estudos, trabalho e entretenimento.
5. Transições...
Embora acredita-se que a internet seja um mecanismo para o desenvolvimento dos estudos e do trabalho, não me sinto confortável com a questão do ensino remoto emergencial, uma vez que, na minha opinião, a interação entre professor e aluno em sala de aula é insubstituível. Dessa forma, acredito que os recursos tecnológicos possam ser utilizados como apoio ao processo educacional, mas que estes não são o aparato principal e um único viés para o ensino e a aprendizagem, já que em alguns aspectos se apresentam como ineficientes.